segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Cheiro de Alfazema

Caraaaca..Como achei??!! Esse eu fiz aos 16...(e hoje já conheci os girassóis)



Ela deveria fazer algo a mais da vida. Nunca vi alguém que se limita tanto:

Só vai à aula e ouve Renato Russo. Lê compulsivamente, guarda folhas que de nada servem, quase não sonha dormindo, briga com a professora e depois morre de pena 'da coitadinha', assiste 5 filmes por dia, bagunça a gaveta, o quarto e a minha vida, planeja salvar o mundo e me deixa tão perdida.

Deixa livro em todo canto e dá livro de presente. Não pára em casa e nao come carne. Tem idéias esquisitas, essa menina... Exige a verdade mas tem lá suas mentirinhas. Joga paciência, joga as palavras, joga tudo fora. Ela ri direto, mas às vezes, só às vezes, dá uma de educada. E ela não se conforma com a tristeza, tem amigas de infância e um violão que tentou tocar algumas vezes, mas sempre com revistinha.

Essa menina queria percorrer o Caminho de Santiago, ter mais privacidade e cheirinho de incenso pela casa. Ela também quer abrigar todo mundo que precisa em um grande sítio, em que eles plantem e nunca mais morram de fome. E estudem. E gostem de livros, como ela. Mas se não gostarem, tudo bem: mais vale a sabedoria da vida. Essa menina tem cada idéia!

É fato: ela tem uma voz que detesta. Uma voz que, do outro lado da linha, ninguém dá crédito. Voz de criança, e também tem algumas atitudes de criança; E ela tem se irritado com muuuita facilidade, talvez sejam os hormonios (???)

Essa menina não é só menina. Ela ama pisar em terra e tem absoluta fixação por árvores. Gosta de fotografia e, em um momento em que não tinha absolutamente nada a fazer, aprendeu a controlar a velocidade da batida do coração, mas só a velocidade.

E ela tem um par de olhos engraçados, tem duas grandes bolsas sob eles, que é para guardar suas lágrimas e acentuar seu riso sem fim. E ela tem pé estranho, pé de homem, quase pé de pedreiro. E mãos finas, como 5 palitinhos de dente. E todo mundo diz que a menina vive tropeçando e caindo no chão, mas ela ri com a própria queda e se levanta sempre.

Essa menina tem veias finas, ossos fortes, respira pela boca, fala quando dorme. Ele vive procurando signos, sinais e por isso se multiplica tanto. Ela perde uma caneta por dia e nunca foi em uma manicure. Pobre menina, pensava que aos 16 anos seria gente grande, mas ainda se vê no doloroso meio termo.

Essa menina às vezes pensa ser mãe do mundo, ter de cuidar de tudo. Então ela mentaliza uma grande esfera lilás envolvendo o mundo com uma certa paz...
Como se o mundo fosse compacto como um útero...
Como se ela nao fosse só uma menina...
E ela acha lindos os girassóis, embora nunca tenha visto um de perto;

Ela gosta de cheiro de alfazema.
E, a propósito, certo dia ela sentiu um cheiro forte de alfazema, vindo do nada. E logo depois sentiu vontade de escrever. E a menina, que adora inventar moda, apelidou sua 'inspiração' de "cheiro de alfazema".

Essa menina anda aqui e ali, em qualquer lugar, encontrando poesia em olhos tristes, em criança dormindo e em controle remoto. Ela anda prestando atenção em atitudes e se importando com pessoas, pensando seriamente em pessoas que quase nunca ela encontra, e vive inventando receitas culinárias para assegurar sua sobrevivência.

E ela vive em seu ponto, embora quem a vê passando por aí, pensa que ela nunca pára, nunca pára, nunca pára. Daqui do meu mundinho, olho a lua nova na janelinha. E não sei o que quis dizer com tudo isso, imitando o Renato Russo ao dizer que...'da alfazema, fiz um bordado..'

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...